Pesquisa de navegação

Navegação

Policiais militares discutem PCCS e melhoria salarial

Policiais militares discutem PCCS e melhoria salarial

Lisânia Ghisi, repórter de A Gazeta

Militares de Mato Grosso iniciaram as discussões por aumento salarial e também para a formação de um Plano de Cargo, Carreiras e Salários (PCCS), hoje não existente para a classe. Segundo o presidente da Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, cabo Adão Martins da Silva, até o dia 10 de fevereiro o documento deve ser entregue aos deputados estudais para apreciação. A expectativa é de que as propostas formuladas sejam aprovadas. Dentre as principais demandas, segundo a classe, está a situação relacionada às promoções.

A intenção é de que o processo para ascensão profissional, conforme explica Silva, passe a ser igualitário e não mais por meio de decretos como ocorre atualmente. “Para policiais que ocupam cargos de soldado, por exemplo, a promoção de cargo sequer existe. Hoje, para que estes profissionais sejam promovidos é necessário que prestem concurso público. Como não há expectativa para a realização de novos certames, acabam desamparados”.

No que se diz respeito aos salários, o presidente da Associação afirma que a demanda tem sido discutida, mas que esta será intensificada após a conclusão do PCCS. Conforme o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, apresentado em 2013, Mato Grosso conta hoje com o 5º pior salário pago a soldados. Atualmente, os profissionais mato-grossenses iniciam a carreira de soldado recebendo R$ 2,1 mil. O montante só é maior que nos estados do Rio Grande do Sul, Piauí, Paraíba e Amazonas.

Outro lado - Por meio da assessoria de imprensa, o Comando Geral da Polícia Militar informou que tem realizado reuniões com todas as classes de militares e que continua aberto às discussões. Em relação aos salários, a PM tem seguido o último acordo firmado com a classe.

Acompanhe o GD também pelo Twitter: @portalgazeta