Judô Bope completa 4 anos com destaque em competições nacionais
DANA CAMPOS
Assessoria/PM-MT
Em quatro anos de criação, completos no último domingo (05-10), o projeto ‘Judô Bope’, da Polícia Militar, conquistou destaque no cenário nacional, com alunos premiados em Campeonatos Brasileiros, Regionais e Estadual.
O projeto começou de maneira singela, com a participação de cinco alunos e, atualmente, atende aproximadamente 300 crianças e adolescentes, entre cinco e 14 anos, além de policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e demais unidades da PM. Um dos destaques do projeto é a estudante Maria Helena Macina, de 15 anos, atual campeã brasileira regional.
Ao longo dos quatro anos de desenvolvimento, salienta o coordenador do ‘Judô Bope’, sargento PM Adalberto Correa Junior, foram mais de 150 alunos campeões em competições estaduais, oito premiados em competições nacionais.
Conforme o coordenador, o projeto nasceu com o objetivo de oferecer a jovens carentes a oportunidade de lazer, cultura e conhecimento esportivo. “Além disso, a nossa ideia era proporcionar, sob o aspecto educacional, a formação de bons cidadãos, pois os nossos principais fundamentos são disciplina, coragem, hierarquia e lealdade”.
O sargento salienta que o projeto também busca propiciar aos alunos a essência e a filosofia do esporte, que tem como preceitos os aspectos físicos e moral social. Além de ensinar aos policiais da instituição os benefícios do que a prática do esporte, associada à atividade profissional possibilita, tais como: flexibilidade nas ações operacionais, honestidade, disciplina, perseverança e versatilidade.
A equipe de treinadores do projeto é composta por nove profissionais liberais, entre médico, dentista, segurança, advogados, juízes, membros do Ministério Público, educador físico e militares do Exército Brasileiro e da Polícia Militar de Mato Grosso. Todos faixa preta em judô.
SERVIÇO - As aulas são ministradas três vezes por semana, sendo na segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira, entre 18h30 e 22h, na sede do Bope, na avenida do CPA, em Cuiabá. Para matrícula, o interessado deve preencher os seguintes pré-requisitos: ser estudante e ter bom desempenho escolar.
Fonte: www.pm.mt.gov.br