Subtenente Washington agradece à Assoade por sua valorização profissional
"Eu achava que ia chegar no máximo a 3° Sargento por que tinha a Lei Juruna e eu iria aposentar como 3°Sargento. Só que, com as mudanças na Lei, conquistadas pela Assoade e demais Associações, cheguei no topo máximo".
Quem demonstra toda esta satisfação com sua situação profissional dentro da Polícia Militar de Mato Grosso é o Subtenente PM Washington Romeiro Rodrigues Ferreira, atualmente lotado na Assessoria Militar do Fórum de Várzea Grande. Já são 33 anos de valorosos serviços prestados à PM e à sociedade mato-grossense, com uma carreira marcada por intensa atividade na tropa, com mais de 20 anos dedicados ao serviço de rua.
Na avaliação do Subtenente Washington, a valorização crescente dos servidores militares, em nosso Estado, é uma consequência direta da luta e da organização da Assoade e demais Associações da categoria. Ele é filiado à Assoade desde 1997, quando foi promovido a 3° Sargento e diz que não se arrepende um minuto sequer desta sua opção.
"Eu sou filho do Rogaciano, que tinha o apelido de Baianinho, e foi PM do 1° Batalhão, até que pediu baixa. Meu filho, Romeiro, é Cabo PM no 4° Batalhão da Força Tática. Então, pertenço a uma família de policiais. Hoje meu pai está com 78 anos e saber que formamos uma família de policiais é um dos maiores orgulhos da vida do velho. Vejo lágrimas nos olhos dele quando a gente conversa sobre isso. Só que a efetiva valorização profissional do policial militar é uma coisa nova, resultado das lutas organizadas por entidades que nós mesmos construímos, como no caso da Assoade" - diz, com orgulho, o Subtenente Washigton. Ele atuou como membro da diretoria da Assoade no período de 2007 a 2010.
Ele conta que, depois de incluir em 82, fez curso de Cabo no Cefap e ficou como Cabo por 14 anos e mais 10 anos como 3° Sargento.
"Meus horizontes eram modestos, até que houve essa grande briga das Associações que resultou nesse Plano de Carreira, firmado em 2014, que beneficiou todo mundo e inclusive a mim. Peguei todas as promoções porque sempre fui dos mais antigos, nunca tive problema de promoção. Às vezes, o pessoal fala que quem trabalha na rua não é valorizado. O Esteve, presidente da Assoade, sabe que trabalhei 24 anos na Rádio Patrulha, desde quando era no Coxipó, na época do fusquinha. Inclusive, quando vim para o Fórum, em 2006, a pedido do comandante do batalhão, na época, o Coronel Joselito, a adaptação foi difícil porque sempre fui apaixonado pelo serviço operacional. Graças à Assoade, que zela pelos meus interesses e pelos interesses de todos associados, agora estou tranquilo, com uma boa perspectiva de aposentadoria.”
O Subtenente Washington adiantou que uma de suas maiores alegrias, neste ano de 2015, foi saber, pelo Subtenente Esteves, que o governador do Estado já assinou seus papéis e já está tudo agendado para que, no dia 5 de setembro vindouro, ele seja promovido a 2° Tenente, passando à reserva no dia 5 de outubro. "Vou para casa tranquilo, certo que dei o melhor de mim à Policia Militar e que, graças à Assoade, aposento no topo", festeja o filho de Rogaciano e o pai do Cabo Romeiro.
O Subtenente Washigton atua no Fórum de Várzea Grande há 9 anos. Pretende encerrar sua carreira ali. A Assessoria Militar do Fórum, subordinada à Coordenadoria Militar do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, coordena um total de 24 policiais, 24 horas todos os dias, e ele é o responsável pela escala do pessoal. Também está sob a responsabilidade daquela unidade a segurança dos Juizados do Cristo Rei e do Jardim Glória, em Várzea Grande e dos fóruns de Poconé, Nobres e Rosário Oeste.
Assessoria da Assoade.