Assoade saúda chegada de novos profissionais para a Segurança Pública
"É importante destacar que o reforço dos quadros da Policia Militar não está acontecendo apenas na capital, mas também no interior do Estado, onde a carência de pessoal era muito grande". As palavras são do Subtenente Luciano Esteves, presidente da Assoade, ao comentar a iniciativa do governador Pedro Taques que, no dia 30 de junho, comandou solenidade de incorporação de 615 novos alunos soldados aos quadros da Polícia Militar e de 147 alunos soldados aos quadros do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso. Também foram incorporados 300 investigadores aos quadros da Polícia Judiciária Civil.
O Governo de Mato Grosso também investiu em equipamentos para viabilizar o trabalho destes profissionais. Segundo o secretário de segurança pública, Mauro Zaque, foram adquiridos 1.200 pistolas, 3.000 coletes a prova de bala e 300 veículos que serão entregues nos próximos 30 dias.
Para o presidente da Assoade, o Governo do Estado, dessa forma, dá uma resposta aos reclamos da sociedade mato-grossense e também às seguidas reivindicações formuladas pelas Associações representativas dos servidores militares mato-grossenses.
"Há muito tempo que se percebeu a insegurança do trabalho dos PMs lotados em guarnições do interior do Estado. Esses militares enfrenta, uma enorme sobrecarga de trabalho, além de se exporem a um grande risco, desde que as cidades do interior se transformaram em alvo da violência patrocinada pelo chamado "novo cangaço". Com a efetivação dessa nova turma de soldados, distribuídos de forma mais igualitária pelas diversas regiões de Mato Grosso, o governador Pedro Taques começa a dar uma resposta a essa situação que ainda é muito grave", avaliou Esteves.
Observada a capacidade orçamentária e financeira, o governador também autorizou a convocação de 600 profissionais da PM para iniciar o curso de formação no mês de setembro de 2015.
Assessoria da Assoade