Aumenta o número de casos confirmados de Policiais Militares com Coronavírus dentro da Corporação em Mato Grosso.
Visando conhecer o cenário de contaminação dos Policiais e Bombeiros Militares pelo Coronavírus, a Assoade realizou um levantamento e constatou que o número de Militares infectados no Estado vem aumentando.
Atualmente há um Policial Militar internado em Barra do Garças, que expira cuidado, porém a sua situação é estável, e ainda necessita da utilização de ventilação mecânica. Temos também um caso diagnosticado em Vila Rica, o militar vem apresentado sintomas leves e encontra-se em isolamento, já os demais Policiais Militares que tiveram contato com o Policial diagnosticado com o Covid-19, na Companhia de Vila Rica, estão sendo monitorados.
No caso do Policial Militar de Vila Rica, por ser tratar de um Associado da ASSOADE, a Associação entrou em contato com a Secretária Municipal de Saúde de Vila Rica, a Srª Maristela, esta nos informou que o militar testado positivo para o COVID-19, está em isolamento residencial, e que esta sendo monitorado com visitas da equipe de saúde, composta por médicos e enfermeiros. Relatou ainda a secretária, que os demais Policiais Militares que tiveram contato com o militar testado positivo estão sendo monitorados de acordo com o protocolo estabelecido pelo ministério da Saúde e que serão submetidos a testagem, somente após 8 (oito) dias do início dos sintomas, uma vez que pode ocorrer testes, falsos negativos, e para isso há 40 (quarenta) testes disponíveis com destinação exclusiva aos agentes de saúde e segurança, reitera a Sra. Maristela que a Secretária Estadual de Saúde, se responsabilizou em enviar mais testes para o COVID-19 aquela urbe. Por fim tranquilizou que a equipe que atua na CENTRAL DE SINDROME GRIPAL de Vila Rica está tomando todas as medidas necessárias em especial com os agentes da saúde e segurança.
Além das medidas já adotadas pela Secretária Municipal de Saúde, a Assoade protocolou requerimento junto ao Comando Geral da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso (protocolo nº 184692/2020), solicitando algumas medidas além das que já estão previstas na portaria nº 004/GCG/PMMT, datado de 19 de março de 2020. Bem como, encaminhamos cópia deste ofício ao Comandante do Comando Regional 10.
Por fim, a Assoade solicita aos associados que envie informações sobre qualquer militar que esteja nesta situação, através do WhatsApp (65) 9 8402-4480, para que possamos atualizar os dados no tocante a contaminação dos Militares Estaduais de Mato Grosso, bem como, tomar as providências para dar maior segurança e tranquilidade aos Militares e Familiares.
Assessoria da Assoade.